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Estratégia, Missão, Visão e Valores




Empresas que estão iniciando o processo de implantação de um planejamento estratégico deparam com sérias dificuldades na monitoração da sua execução (gestão da estratégia). As dúvidas mais comuns:
- Estamos executando as atividades necessárias?
- Estamos atingindo os objetivos e metas?
- Estamos no caminho certo?

Algumas orientações podem auxiliar nas respostas para as perguntas acima e que estão relacionadas com os conceitos de Missão, Visão, Valores e Planejamento Estratégico.
Vejamos então as definições destes termos.


Missão

“É a declaração do propósito e do alcance da organização em termos de produto e mercado. Ela se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e significa sua razão de ser e de existir.”

Chiavenato & Sapiro – Planejamento estratégico – Editora Campus


Visão

“É o sonho acalentado pela organização. Refere-se a aquilo que a organização deseja ser no futuro. É a explicação de por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte de seus dias para o sucesso da organização onde trabalham, investem ou fazem negócios”.

Chiavenato & Sapiro – Planejamento estratégico – Editora Campus


Valores

“Os princípios que guiam a vida da organização”.

Tamayo e Mendes - Psico-USF, v.6, n.1, p.39-46, jan./jun. 2001


Planejamento estratégico

“É o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”

Peter Drucker – Introdução à administração


Orientações

1 - Um fato que ocorre com certa frequência é que a Missão, Visão e Valores são definidos em um momento diferente da definição dos objetivos contidos no Planejamento Estratégico. Nestas definições (missão, visão e valores) devem estar contidas informações valiosas para o direcionamento e priorização de atividades.

Vejamos o exemplo de Visão da NASA (agência espacial norte-americana) nos anos 60.
“Levar um homem norte-americano à lua e trazê-lo de volta antes do final da década e antes dos russos”
Analisando a visão acima, para a NASA foi fundamental obter competências em gerenciamento de projetos. E na gestão estratégica a NASA não teve dúvidas na altíssima prioridade para executar atividades relacionadas a projetos (requisitos, escopo, planejamento, monitoração, mudanças, custos, etc.).

Assim como na definição de “visão”, as informações importantes para o direcionamento da estratégia também devem ser extraídas da “missão” e “valores”.

2 – Na definição de “Planejamento estratégico” de Peter Drucker aparecem os termos “Organizar sistematicamente as atividades necessárias"(a) e “retroalimentação organizada e sistemática”(b).

(a) Para “organizar sistematicamente as atividades necessárias” as empresas necessitam se apoiar em decisões tomadas. Estas decisões são tomadas tendo como base a Missão, Visão e Valores definidos inicialmente.

(b) Planejamento estratégico e a sua monitoração (gestão da estratégia) necessitam de “retroalimentação organizada e sistemática”. Ou seja, se hoje existem dúvidas como as listadas no começo deste texto, é necessário revisar a Missão, Visão e Valores da empresa para que haja um alinhamento com os objetivos definidos no planejamento estratégico e vice-versa.

Comentário final

Investir na revisão detalhada e entendimento da importância da Missão, Visão e Valores durante a elaboração do planejamento estratégico é fundamental para a obtenção de resultados superiores. E a capacitação de recursos em gerenciamento de projetos com certeza auxiliará na “gestão da estratégia” e dos projetos.

Para maiores detalhes, entre em contato com a Takenishi consultoria. A sua parceira nos negócios.

Figura 01 - Planejamento estratégico - fluxo resumido"


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